quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Fashion Job's - Visual Merchandising no setor da Moda

Por Janaina Assis


Merchandising é uma das ultimas etapas do Marketing que significa colocar o cliente frente a frente com o produto. O Visual Merchandising é uma prática que envolve variadas ações no ponto de venda, incluindo não só a produção da vitrina, mas toda a comunicação visual da loja: banners, etiquetas, menus, painéis de parede, teto e empena, adesivos e toda a exposição de mercadorias nas prateleiras.

A vitrina é considerada uma forma de mídia e é o primeiro contato do cliente com o produto, a depender da apresentação, este primeiro impacto pode se reverter em venda ou não. O visual merchandising une o tema e o conceito da marca, e tem como meta criar identidade logo no primeiro olhar. Segunda a POPAI americana, 71% das decisões de compra são feitas no ponto de venda.

Depois que se entra na loja é interessante que o ambiente seja coerente com o que o cliente viu lá fora. Esse processo engloba desde a apresentação dos produtos até os vendedores. Os detalhes têm que estar em perfeita harmonia, tendo como fio condutor determinante o conceito da marca e o público-alvo que se pretende atingir. Estes dois fatores norteiam todas as decisões sobre o visual merchandising.

Para isso o planejamento e estratégia são necessários para se desenvolver um projeto que possa chamar a atenção do consumidor motivando e influenciando nas decisões de compra. A proposta do visual merchandising é relativamente nova no Brasil. Grandes marcas já se utilizam dessa ferramenta mas ainda é pequena a fatia do comércio que encara essa ferramenta como um investimento e não como despesa.

4 comentários:

Sandra Alemar disse...

Oi, Janaína.

Bastante elucidativa sua explicação sobre o que é Visual Merchandising.
Hoje foi a primeira vez que ouvi/vi esse termo, pois estava procurando um curso de Vitrinista na internet... daí vi que agora este curso praticamente foi "engolido" pelo Visual Merchandising, que ampliou seus conceitos.
Vc saberia onde posso fazer um curso de VM?
Obrigada e parabéns.
Abraços,
Sandra Alemar

Anônimo disse...

olá...

Sou Portugues sou um apaixonado por moda, e pelo visual merchandising.

Sou responsavel por uma loja de roupa, adoro a minha profissao!

Anônimo disse...

Olá Janaina,

Você poderia me informar qual o melhor curso de VM em Belo Horizonte?
Obrigada. Parabéns.
Pollyanna.

meiry disse...

olá...Janaina
Eu sou brasileira mais atualmente moro em Portugal e estou a procura de um curso de vitrinismo, mais sua definição do visual merchandinsig me vez pensar melhor sobre o asunto....
obrigado e parabens
beijinhos.....
Meiry Menezes

TOP POSTS