sábado, 14 de maio de 2011

Fashion Job's - MODELO Post 2

Por Janaina Assis

No Brasil existem diversas agências de modelos, a grande maioria se concentram no Rio e em São Paulo que são os grandes mercados para esse tipo de profissional. Muitos buscam o mercado internacional para conseguir se firmar na carreira,  no Brasil existem agências especializadas nesse segmento e lá fora as exigências são ainda maiores e os padrões são mais rígidos.

Para falar um pouco mais sobre o mercado internacional vamos conversar com o fotógrafo e scouter Nick Saiker e com o modelo Bruno D’Angelis.


Nick Saiker - Fotógrafo e Scouter Internacional


Bruno D'Angelis: Modelo

Moda e etc... Quais são os padrões exigidos para o mercado internacional e quais os mercados que absorvem melhor quem ta iniciando a carreira?

Nick: Os padrões variam muito de um país para outro, basicamente o modelo masculino tem que ter no mínimo 1,83 de altura e a mulher 1,73 de altura, serem bonitos, mulheres terem medidas ate 90 de quadril (variando pouca coisa) e até 60 de cintura (variando pouca coisa). O mercado Asiático é o de mais fácil acesso, geralmente os modelos new face vão pra lá pra começar... em alguns casos o modelo tem um padrão tão bacana, em termos de altura, medidas e beleza que alguns lugares mais difíceis como Paris, Milâo, Nova York aceitam de primeira, mesmo sendo novos no mercado.


Moda e etc... Qual o suporte que a agências oferecem aos modelos que estão lá fora?

Nick: Os scouters internacionais ou as agências que trabalham com mercado internacional cuidam da carreira do modelo, os bookers que fazem a negociação devem acompanhar o desenvolvimento dos modelos que estão viajando. Os modelos têm um número de celular do scouter ou da agência, pra onde podem ligar caso precisem, além de a agência do Brasil estar sempre on-line junto a agência que recebe o modelo fora do país pra saber como anda a carreira da modelo, o correto é sempre ter alguém on-line no msn e ligando diariamente para os modelos para ter noticias e saber se esta tudo bem.

Nem todas as agências no Brasil dão essa atenção. Ao termino de cada contrato, a agência no Brasil já deve ter um outro contrato em outro país para que o modelo possa ter uma continuidade na carreira. Esse novo contrato deve estar fechado com antecedência ou a volta da modelo ao Brasil, isso tem de ser discutido com a modelo se ele ja tiver maioridade ou com os pais do modelo juntamente com ela no caso da modelo ser menor de idade.


Moda e etc... Quais a características que o modelo precisa ter pra obter sucesso lá fora?

Nick: Profissionalismo, disciplina, e muita paciência, além da beleza que acaba sendo de certa forma, relativa.


Moda e etc... Quais o erros mais comuns cometidos pelos modelos lá fora que acabam resultando na sua volta e fechamento de portas nas agências.

Nick: O primeiro erro é achar que está indo com a vida ganha, gasta dinheiro por conta sem saber se vai ganhar. Achar que porque tá indo viajar já virou top, o que não procede. Viajar como modelo é um trabalho, se você faz corpo mole perde o emprego como em qualquer empresa.

Acreditar que porque esta fora do país, longe dos pais, da família, pode tudo. mas não pode mesmo. Se meter em baladas, festas, beber, usar drogas... tudo isso são erros cometidos pelos modelos. Mas o maior erro e se acreditar maduro ou preparado o suficiente pra viajar.

Ao viajar pra outro país pra trabalhar nesse mercado, o modelo devem ter me mente que a agência que esta recebendo esses modelos fora do Brasil, geralmente, faz um investimento, como passagens aéreas que não são baratas, hospedagem, um pocket money semanal, de cerca de 100 dólares para pequenas despesas. O contrato geralmente são de 3 a 6 meses, e esse contrato tem valor legal, no caso de quebra de contrato essa dívida vai ter de ser paga pela agência responsável pelo modelo lá fora. Tudo bem, afinal não é o modelo quem vai pagar, certo? Errado, a agência no Brasil também tem um contrato com esse modelo, e ele tem de repor esse valor a agência. Afinal foi ele quem quebrou o contrato. Ou seja, qualquer tipo de quebra de contrato fora queima o modelo em muitos países por muito tempo.


Moda e etc... Qual a principal diferença das agências brasileiras e internacionais no trato com o modelo?

Bruno: Aqui no Brasil, o tratamento parece ser mais humano, mais perto, ate mesmo pelo idioma que dominamos e podemos nos comunicar perfeitamente. apesar de falar fluente inglês, certas expressões são diferentes. Isso também varia de agência para agência lá fora, de vez em quando achamos "seres humanos" que nos tratam super bem também, mas a maioria das agências lá fora nos trata somente como objetos... fonte de lucro!


Moda e etc... Qual as dificuldades iniciais na primeira viagem de vcs?

Bruno: Idioma, a principal dificuldade. Depois o fato de não saber o que fazer na frente das cameras - eramos new face! Saudade, solidão... depois vai costumando e ai vira fichinha. rsrsrsrsr


Moda e etc...Quais as vantagens e desvantagens de se trabalhar lá fora?

Bruno: A desvantagem principal que vejo e na hora de exigir nossos direitos, pois como na maioria dos lugares estamos com visto de turismo e não de trabalho, se a agência quiser enrolar e não pagar o que nos deve, não podemos fazer muito. ficamos meio que de mãos atadas.Vantagem... conhecer novos lugares, aprender idiomas, conhecer pessoas, fazer novas amizades, expandir a consciência tendo muitas experiências e vivenciando cada lugar como se morássemos realmente lá. Afinal, realmente moramos por alguns meses!! rsrs


Moda e etc... Qual sua meta  enquanto modelo?

Bruno: CHEGAR A SER TOP!! Não pelo fato de ser conhecido, isso também ajuda, mas pelo fato de que quando faço algo sempre quero ser o melhor. - PORQUE NAO PODERIA??? Sempre me pergunto. : )


Moda e etc... Dicas pra quem ta começando e quer fazer internacional.

Bruno: PRIMEIRAMENTE, ACREDITAR. SE VCS QUEREM DE VERDADE VCS VAO CONSEGUIR, ISSO EU FALO SEM MEDO DE ERRAR. Outro conselho é que observem muito, os melhores, os que estão há mais tempo no mercado. Na minha época fui vendo aos poucos com experiências em salvador, rio de janeiro, como ser um modelo melhor, ficava observando os caras há mais tempo que eu no mercado.

Nick: Pra quem ta começando, o que tem que ter é material fotografico. Pra fechar um contrato com uma agência fora do país o modelo no Brasil deve ter um bom e completo material fotográfico, o que não custa barato. A não ser que esse modelo tenha bastante material de trabalho, como editoriais em revistas, trabalhos publicitários publicados, campanhas de moda. Que o modelo só acaba por conseguir caso já tenha um bom material fotográfico. Lembrando sempre, que não é todo mundo que consegue, que não é o modelo que escolhe pra onde vai. O mercado que melhor se encaixar com esse modelo vai solicitar ele após ele ser apresentado. Caso aconteçam vários convites, dai sim, pode ser que o modelo possa escolher, o que ainda é difícil, pois a agência no Brasil acaba sabendo o que é melhor para o modelo.

Em alguns casos o modelo toma as rédeas da carreira dele após algumas viagens, quando já tem experiência pra cuidar dessa carreira internacional sozinho. Mesmo assim muitos se sentem mais a vontade tendo sua agência no Brasil cuidando de tudo para ele.

Nenhum comentário:

TOP POSTS