domingo, 1 de maio de 2011

Fashion Job's - MODELO post 1

Por Janaina Assis

O mundo da moda é cíclico e assim também são os “biótipos da moda”, padrões estéticos que são colocados diante de milhões de adolescentes pelo mundo, que optam por uma carreira que se inicia muito cedo, ainda no seu processo de formação. Ser modelo não é simplesmente ter uma carinha bonita e saber andar, envolve muitas outras questões. É necessário disciplina, paciência, compromisso e encarar realmente como profissão para se ter sucesso num mercado tão competitivo e que oferece facilidades e diversos caminhos. A participação da família junto ao modelo é fundamental em todo o processo de desenvolvimento da carreira para que não se caia em armadilhas.


 Foto: Colcci Out/Inv 2011

O primeiro passo para quem quer ser modelo é procurar uma boa agência (busque referências), lá você encontra profissionais capacitados a orientar se existe possibilidade real ou não de ser modelo. As agências trabalham com dois perfis de modelo o fashion e o comercial.

O modelo fashion é aquele que atende aos padrões para participar dos fashions shows (desfiles) e campanhas com o foco em moda, as medidas giram em torno de 1,75 de altura (no mínimo), 60 cintura e 90 quadril para mulheres e para os homens 1,80 de altura (no mínimo) e ser magro com grande definição muscular.

Foto:Janaina Assis - Backstage Revista VJ 08 2010

O modelo comercial tem padrões mais flexíveis já que ele atende ao mercado publicitário e artístico, não tendo limitações de altura, peso, medidas e idade. O que se exige para trabalhar como modelo comercial é que se tenha uma boa fotogenia.


Foto: Janaina Assis- Backstage VT dia das mães Shopping Jardins 2011

O segundo passo e ter um bom material de apresentação, a agência solicita que inicialmente seja feito um book para que se tenha fotos para encaminhar para os castings (seleções de modelos para o trabalho). Uma observação importante é que ter o book não é garantia de trabalho, já que quem aprova o modelo é o cliente e não a agência, nesse meio é mais comum se ouvir NÃO do que SIM.


Foto: Google Imagem

 

Dica: Não é qualquer fotógrafo que sabe trabalhar com books para agências de modelos, o material desenvolvido para agência tem toda uma orientação para que se possa vender a imagem do modelo junto ao cliente, é diferentemente de books de 15 anos e outros materiais feitos por ai, o ideal e que seja um fotógrafo indicado pela agência e que se peça pra ver o portfólio deste profissional antes de fechar negócio.

Algumas agências oferecem cursos de modelos no qual o futuro modelo receberá orientações e será preparado para atuar na profissão. (Cuidado com os charlatões que oferecem o curso e depois somem, sempre faça uma pesquisa antes de se matricular nesses cursos).

O terceiro passo e sempre estar bem para os castings, cuidar da alimentação, pele, cabelo, dentes, estar sempre atualizado do que esta rolando no meio e ter uma boa apresentação visual (traduzindo: vá com a roupa e maquiagem certa, sempre peça orientação ao seu booker (profissional que fecha os trabalhos pro modelo) ), essa rotina de cuidados deve fazer parte do seu dia a dia. Evitar mudanças radicais no visual após ter feito o book sem comunicar a agência também não é aconselhado já que o que a agência apresenta inicialmente ao cliente a foto do teu composite. Esses são os passos iniciais para se começar uma carreira de modelo.

Continua no próximo post ...


Nenhum comentário:

TOP POSTS