Por Janaina Assis
O que usar no ambiente de trabalho? Muitas pessoas confundem o local de trabalho com uma passarela onde expõe as ultimas tendências dos seus respectivos armários, o que acaba provocando uma série de equívocos e a depender do figurino um certo “constrangimento” junto aos colegas que acabam rotulando o profissional pela aparência e não pela competência.
Segundo a Psicóloga e Consultora de RH Nairete Correia, “vestir-se para trabalhar é diferente de vertir-se para passear, o ambiente de trabalho é um ambiente ético que exige do funcionário uma boa aparência e que esteja sempre apresentável vestido de forma adequada ao ambiente, sem exageros. Não é ético as pessoas no trabalho deixarem partes do corpo a mostra, por isso o indicado são os terninhos, blusas de golas mais altas (para mulheres) e camisas sociais (para os homens) em tons claros e sóbrios, evitar cores fortes porque fica cansativo e roupas que marquem as formas corporais (saias curtas e calças justas e de cintura baixa, etc.) para que as pessoas do ambiente de trabalho e os clientes não percam o foco do que vão fazer no local, já que esse tipo de exposição acaba gerando uma distração.”
Para ajudar a não cometer exageros e equívocos na hora de trabalhar ou de uma entrevista de emprego separamos um vídeo e algumas dicas:
+MODA.TV - Como se vestir - No Trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=n0kIqpEo-7E
O que usar no ambiente de trabalho? Muitas pessoas confundem o local de trabalho com uma passarela onde expõe as ultimas tendências dos seus respectivos armários, o que acaba provocando uma série de equívocos e a depender do figurino um certo “constrangimento” junto aos colegas que acabam rotulando o profissional pela aparência e não pela competência.
Segundo a Psicóloga e Consultora de RH Nairete Correia, “vestir-se para trabalhar é diferente de vertir-se para passear, o ambiente de trabalho é um ambiente ético que exige do funcionário uma boa aparência e que esteja sempre apresentável vestido de forma adequada ao ambiente, sem exageros. Não é ético as pessoas no trabalho deixarem partes do corpo a mostra, por isso o indicado são os terninhos, blusas de golas mais altas (para mulheres) e camisas sociais (para os homens) em tons claros e sóbrios, evitar cores fortes porque fica cansativo e roupas que marquem as formas corporais (saias curtas e calças justas e de cintura baixa, etc.) para que as pessoas do ambiente de trabalho e os clientes não percam o foco do que vão fazer no local, já que esse tipo de exposição acaba gerando uma distração.”
Para ajudar a não cometer exageros e equívocos na hora de trabalhar ou de uma entrevista de emprego separamos um vídeo e algumas dicas:
+MODA.TV - Como se vestir - No Trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=n0kIqpEo-7E


Dicas para acertar no ambiente de trabalho:
1 – Analise seu local de trabalho ou a empresa para o qual pretende trabalhar e identifique se ela é formal ou informal. A partir dessa informação fica mais fácil saber o que pode ou não ser utilizado.
2 – Peças clássicas como os terninhos, camisas ¾, blusas com golas, calças sociais com um corte mais reto, saias um pouco acima do joelho (o modelo saia lápis é uma boa pedida), são sempre um coringa dentro do armário.
3 - Procure sempre as cores mais claras, neutras ou tons sóbrios para compor o visual. Nada de look total em cores vibrantes.
4 – Não é indicado o uso de mini-saia, shorts, bermudas, decotes exagerados, transparência e fendas no ambiente de trabalho.
5 – Acessórios sim, mas discretos, nada de brincos exagerados, muitas pulseiras no braço ou muitos colares. Procure sempre olhar no espelho e ver se tem algo sobrando, se a resposta for sim vá retirando até chegar ao visual ideal.
6 - Para imprimir sua personalidade no visual de trabalho a indicação são os óculos, lenços, bolsas e sapatos. Tudo sem exageros.
7 – Os sapatos para trabalhar devem ser os mais confortáveis possíveis porém isso não quer dizer que se pode ir de havaianas ou rasteirinha. Procure um calçado adequado à atividade que você exerce e que não prejudique a sua saúde. Existem opções de sapatos baixos perfeitos para trabalhar o que não impede de se utilizar um salto de vez em quando.
8 – Lembrem-se: o que deve aparecer no ambiente de trabalho são suas qualidades profissionais e não seu estilo pessoal por isso muita atenção na hora de se produzir e bom trabalho!
1 – Analise seu local de trabalho ou a empresa para o qual pretende trabalhar e identifique se ela é formal ou informal. A partir dessa informação fica mais fácil saber o que pode ou não ser utilizado.
2 – Peças clássicas como os terninhos, camisas ¾, blusas com golas, calças sociais com um corte mais reto, saias um pouco acima do joelho (o modelo saia lápis é uma boa pedida), são sempre um coringa dentro do armário.
3 - Procure sempre as cores mais claras, neutras ou tons sóbrios para compor o visual. Nada de look total em cores vibrantes.
4 – Não é indicado o uso de mini-saia, shorts, bermudas, decotes exagerados, transparência e fendas no ambiente de trabalho.
5 – Acessórios sim, mas discretos, nada de brincos exagerados, muitas pulseiras no braço ou muitos colares. Procure sempre olhar no espelho e ver se tem algo sobrando, se a resposta for sim vá retirando até chegar ao visual ideal.
6 - Para imprimir sua personalidade no visual de trabalho a indicação são os óculos, lenços, bolsas e sapatos. Tudo sem exageros.
7 – Os sapatos para trabalhar devem ser os mais confortáveis possíveis porém isso não quer dizer que se pode ir de havaianas ou rasteirinha. Procure um calçado adequado à atividade que você exerce e que não prejudique a sua saúde. Existem opções de sapatos baixos perfeitos para trabalhar o que não impede de se utilizar um salto de vez em quando.
8 – Lembrem-se: o que deve aparecer no ambiente de trabalho são suas qualidades profissionais e não seu estilo pessoal por isso muita atenção na hora de se produzir e bom trabalho!
Fotos divulgação: Bobstore verão 2010
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